SOBRE NÓS

 

Bem-vindos(as) ao blogue das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas Pedro Jacques de Magalhães (Alverca do Ribatejo)! 

Aqui podem aceder a diversas informações sobre as nossas Bibliotecas, atividades, concursos, passatempos, projetos e muito mais. Poderão ainda ter acesso aos mais variados recursos educativos, descobrir, construir, jogar, viajar e acima de tudo LER! 

 

As nossas Bibliotecas

As Bibliotecas Escolares (BE) são lugares privilegiados para a aprendizagem e a descoberta. Estes espaços proporcionam aos alunos as informações e ideias fundamentais para serem bem sucedidos na sociedade atual, baseada na informação e no conhecimento. Por outro lado as BE desenvolvem nos alunos as competências e literacias essenciais para a aprendizagem ao longo da vida, contribuindo assim para formar cidadãos informados, responsáveis e interventivos.

As nossas BE dispõem de coleções variadas, que incluem documentos impressos, “software” de natureza didática, DVD’s, jogos didáticos e cassetes de vídeo. Para além de material físico dispõe também de uma Biblioteca Digital (“Árvore das Bibliotacas”) criada para responder às necessidades dos seus utilizadores, mantendo-se atualizada e disponível em qualquer local que ofereça serviço de internet.

As BE do Agrupamento promovem atividades de desenvolvimento das diferentes literacias, em particular as da leitura e informação, apoiando o aprofundamento dos conteúdos do currículo e a formação integral dos alunos em convergência com o Plano Nacional de Leitura, a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

As BE são, ainda, essenciais ao cumprimento das metas e dos objetivos de aprendizagem do Agrupamento, procurando a sua Equipa promovê-los através de uma política de aquisição e organização de documentos em suportes variados, de modo a aumentar e diversificar os recursos disponíveis para os diferentes ambientes de ensino/aprendizagem.

O Agrupamento  de Escolas Pedro Jacques de Magalhães integra quatro Bibliotecas Escolares e duas “Bibliomanias”:

 -Biblioteca da EB Pedro Jacques de Magalhães;

-Biblioteca da EB da Quinta da Vala;

-Biblioteca da EB n.º4 de Alverca;

-Biblioteca da EB da Malva Rosa;

-Biblioteca da EB nº1 de Alverca;

-“Bibliomania” do JI da Calhandriz;

         -“Bibliomania” do JI nº2 de Alverca.


Biblioteca da EB Pedro Jacques de Magalhães

Breve caracterização:

A Biblioteca da Escola sede do Agrupamento tem uma área de 500m2 e encontra-se integrada desde 2000 na Rede de Bibliotecas Escolares. Inclui  uma área lúdica, que permite a leitura de jornais, revistas e BD, a visualização de filmes e a realização de jogos educativos. Possui ainda um espaço multimédia e uma área destinada à leitura formal e à realização de trabalhos individuais ou em grupo, permitindo a pesquisa documental/“online”. Na área de receção realizam-se periodicamente exposições temáticas.

LocalizaçãoRua Irene Lisboa, 2615-205 Alverca do Ribatejo 

Contactos da Escola e da BE 

Telefone da Escola: 219937820

Email da Direção do Agrupamento: direcao@aepjm.pt 

          Email da Biblioteca Escolar: be.pjm.alverca@gmail.com




Biblioteca da EB da Quinta da Vala

Breve caracterização: 

Esta Biblioteca foi a primeira do Agrupamento a ser integrada na RBE, em 1999. Ocupa um espaço de médias dimensões, encontrando-se organizada por zonas funcionais, de acordo com as zonas normais de funcionamento de uma BE do 1º CEB: Atendimento, Leitura Formal e Leitura Informal, Multimédia, Ludoteca, Áudio e Vídeo.

LocalizaçãoPraceta Projetada à Av. Capitão Meleças, 2615-091 Alverca do Ribatejo

Contactos da Escola 

Telefones: 219 584 781; 936436462 

Email: quintadavala.eb@gmail.com

 



Biblioteca da EB nº 4 de Alverca

Breve caracterização: 

Esta Biblioteca ocupa um espaço de médias dimensões, com origem numa adaptação de três salas contíguas e organizada por zonas funcionais: Atendimento Leitura Formal e Leitura Informal, Multimédia, Ludoteca, Áudio e Vídeo. Integra o programa da RBE desde 2000. A Animação de Histórias é realizada numa sala contígua, chamada sala de animação/polivalente, espaço também utilizado para a realização de encontros e de outras atividades relacionadas com a dinâmica da Biblioteca. 

Localização: Rua da Escola, n.º 3 – Bairro da Chasa, 2615-275 Alverca do Ribatejo 

Contactos da Escola 

Telefones: 219 573 427; 936436454 

Email: chasa.eb@gmail.com 

  


Biblioteca da EB da Malva Rosa 

Breve caracterização: 

Esta Biblioteca tem uma área ampla, de 173 m2. A sua candidatura ao programa RBE foi aprovada em 11 de junho de 2010, tendo sido inaugurada em 16 de maio de 2011. À semelhança das restantes é constituída por zonas: Atendimento/receção, Ludoteca, Vídeo, Leitura formal e informal e Multimédia.

Localização: Urbanização Malva Rosa, 2615 Alverca do Ribatejo

Contactos da Escola

Telefones: 219 585 866; 936436459

Email: malvarosa.eb@gmail.com

 


Biblioteca da EB nº 1 de Alverca 

Breve caracterização: 

Esta Biblioteca foi a última do Agrupamento a ser integrada na RBE, em 2013. Ocupa um espaço de reduzidas dimensões, com base na junção de duas salas adjacentes. Encontra-se organizada por zonas funcionais, obedecendo às zonas usuais de funcionamento de uma BE do 1º CEB: Atendimento, Leitura Formal e Leitura Informal, Multimédia, Ludoteca, Áudio e Vídeo. 

Localização:  2615-275 Alverca do Ribatejo 

Contactos da Escola 

Telefones: 219 580 205; 936436455 

Email: pastorinhos.eb@gmail.com 


 

“Bibliomania” do JI da Calhandriz  

Breve caracterização: 

Esta "Bibliomania" consiste num espaço de Leitura de reduzidas dimensões instalado neste Jardim de Infância pela Biblioteca Municipal em 2006; 

Localização:  Calhandriz, 2615-623 Calhandriz 

Contactos do Iardim de Infância 

Telefones: 219 574 169; 938223518 

Email: calhandriz.jardim@gmail.com

 

“Bibliomania” do JI Nº 2 de Alverca 

Breve caracterização: 

Esta "Bibliomania" integra um pequeno espaço de Leitura que foi instalado neste Jardim de Infância pela Biblioteca Municipal em 2014; 

Localização: Rua Almirante Cândido dos Reis, 2615-054 Alverca do Ribatejo 

Contactos do Iardim de Infância 

Telefones: 219 570 584; 938223521 

Email: ribeiro.jardim2@gmail.com

 


Equipa das Bibliotecas Escolares 

Atualmente a Equipa das BE do Agrupamento integra os Professores Bibliotecários Luís Pita e Maria do Carmo Dias, o Professor António Carlos (3º Ciclo), a Professora Idalina Reis (Pré-Escolar)  e  a Assistente Operacional Isabel Martins, colocada a tempo inteiro na Biblioteca da escola sede. Este grupo de trabalho assegura o funcionamento e dinamiza atividades em todas as Bibliotecas e “Bibliomanias” do Agrupamento.

    Horários das Bibliotecas Escolares

A BE da Escola Básica Pedro Jacques de Magalhães funciona ininterruptamente de 2ªF a 6ªF, entre as 8h15m e as 17h.

As BE das Escolas Básicas nº 1, nº 4, Quinta da Vala e Malva Rosa  e as "Bibliomanias" funcionam de 2ªF a 6ªF, entre as  9h e as 15h30m, cabendo a cada docente titular de turma usar de forma autónoma, com os seus alunos, essas mesmas BE, conforme os horários afixados nas respetivas portas de entrada. Um ou dois dias por semana, as BE das Escolas Básicas do 1º Ciclo contam ainda com a presença dos professores da Equipa das BE, nomeadamente para a dinamização de atividades de leitura e de apoio ao currículo e a realização de requisições domiciliárias (2ªF - EB da Quinta da Vala; 3ªF- EB da Malva Rosa; 4ªF- EB nº4 e 5ªF - EB nº1 e EB da Quinta da Vala).

 

 

Documentos Estruturantes das BE, by bibliotecasescolaresaepjm

Sem comentários:

Enviar um comentário

Fórum: "Como levar as crianças e os jovens a ler mais?"

Encontros de autor com Sérgio Luís de Carvalho

No âmbito da Semana da Leitura do PNL/Agrupamento 2024, realizaram-se na Biblioteca da Escola Básica Pedro Jacques de Magalhães dois encontr...